Unicamp, UEPB E UFCG Informam Sobre isto Vagas De Mestrado E Doutorado

O Instituto de Química (IQ) é uma unidade de ensino, busca e extensão da Faculdade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além do Pólo de Xistoquímica Professor Cláudio Costa Neto, integrado ao Departamento de Química Orgânica. O Como Passar Em Concursos E Vestibulares 1 de Química foi desenvolvido em 1959 ao longo da gestão do magnífico reitor e célebre historiador Pedro Calmon, pela resolução n.º 4, de 30 de janeiro de 1959, do Conselho Universitário da Faculdade do Brasil. O artigo um da Resolução definia bem o seu alcance. Com a re-estruturação da UFRJ, não mais Instituição do Brasil, o IQ foi mantido pelo Decreto número 60455a, de treze de março de 1967 e constitui-se, nos dias de hoje em uma Unidade do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.

O chamado Curso de Química, pelo qual se diplomavam bacharéis e licenciados em química, até desse modo perante a responsabilidade da Faculdade Nacional de Filosofia, passou a ser do Instituto de Química. Pioneiro na pós-graduação brasileira, o Instituto de Química foi reconhecido já em 1969 como centro de excelência pelo Conselho Nacional de Pesquisas e credenciado em janeiro de 1972, pelo Conselho Federal de Educação.

Advertisement
  1. Melhores universidades do estado
  2. dois Estudos de caso
  3. 08/06/10 14:25 - Luiz
  4. Duração (volta ao índice)
  5. Aula inaugural com a Profa. Dra. Informações A respeito do Uso De Vírgulas Pra Concurso Público
  6. 3 CEC - Centro de Educação Continuada
  7. Currículo Lattes

Conhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) com excelência de qualidade, os cursos de Química da UFRJ devem sua particularidade a qualificação dos docentes e a infra-estrutura do Instituto. Segundo avaliação feita pelo MEC dos cursos de graduação em todo o Brasil, o curso de Química detém o conceito máximo em todos os estilos avaliados (instalações, organismo docente e projeto pedagógico).

O organismo docente é constituído por 109 docentes com grau mínimo de Mestre ou Doutor em Ciências, dos quais a maior parte em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. A história da Pós-Graduação em Química (PGQu) está intimamente ligada à história do Instituto de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica (PGQO) da Instituição Federal do Rio de Janeiro.

O número de alunos matriculados nos programas de pós-graduação está por volta de 500, vários dos quais pertencem aos quadros das Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e de outros estados, Embrapa, Fiocruz e Petrobras. O Ingerir Vinho: De Atribuição A Prazer de bolsistas representa apoio específico de auxílio à busca obtidos pelos Coordenadores de projetos e orientadores dos programas de Pós-Graduação.

Advertisement

Pela última década, o número de teses de mestrado decresceu de COMUNICANDO: Mestrado E Doutorado: Como Funciona Esse Mundo? , no tempo em que o de doutorado aumentou. Um dos fatores que podes ter contribuído para isso talvez pode estar relacionado à admissão, por parte de alguns programas de doutorado, de alunos recém-graduados, suprimindo a passagem pelo mestrado para os alunos bem qualificados.

A característica do corpo discente também é reflexo do Programa de Iniciação Científica montado no IQ. Os estudantes de Iniciação Científica freqüentam os laboratórios de pesquisas do Instituto de Química na proporção de três (três) estudantes de Iniciação por um (um) de Pós-Graduação. Em 2005 o IQ celebrou a defesa de tua 1000ª tese, considerando-se teses de mestrado e doutorado. A produção científica dos docentes e pesquisadores do Instituto de Química está entre as mais expressivas do estado.

Share This Story

Get our newsletter